Pular para o conteúdo
2

A atriz Regina Dourado morreu na manhã deste sábado (27 de outubro) aos 59 anos no Hospital Português da Bahia, em Salvador. Ela estava em fase terminal de um câncer de mama. Seu quadro foi considerado irreversível desde a internação, no dia 20 de outubro. Às 11h15 (12h15 pelo horário de Brasília), a atriz teve uma parada cardíaca e não resistiu.

O corpo foi velado no Cemitério Jardim da Saudade e cremado às 16 horas de domingo (28 de outubro), em cerimônia íntima para a família e amigos próximos.

Diagnosticada com câncer na mama direita em 2003, Regina teve o seio esquerdo também comprometido pela doença cerca de sete anos depois. Na quinta-feira, seu irmão, Oscar Dourado, disse que ela permanecia inconsciente e já não respondia a estímulos. Os médicos trabalhavam para amenizar os sintomas da deficiência respiratória desenvolvida em decorrência dos anos de tabagismo.

Stop Salgadinho – A atriz ficou famosa pelo bordão “Stop, Salgadinho”, o qual sua personagem Lucineide falava para o marido Salgadinho, interpretado pelo ator Rogério Cardoso, na novela Explode Coração, da Rede Globo.

Seu último trabalho na TV foi em 2008 na novela Mutantes – Caminhos do Coração, da Record, quando interpretou Altina. Na mesma emissora, ela esteve no elenco da novela Bicho do Mato (2007). Antes de ser contratada pela Record, em 2007, Regina fez uma série de novelas na TV Globo. A mais recente foi América (2005), em que interpretou Graça, a mulher do fofoqueiro Gomes (Walter Breda), no núcleo de Vila Isabel. A atriz esteve presente em outra novela de Glória Perez, como Explode Coração (1995).

Um dos primeiros trabalhos de Regina na TV foi na novela Pai Herói (1978). Depois disso, ela integrou o elenco da minissérie O Pagador de Promessas (1988), de Dias Gomes, além das novelas Roque Santeiro (1985), Felicidade (1991) e Renascer (1993).

Ela começou a carreira aos 15 anos, na Companhia Baiana da Comédia, em Salvador. Dez anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e estreou na TV Globo na minissérie A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água (1978). No cinema, atuou nos longas Corisco & Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, No Coração dos Deuses (1999), de Geraldo Moraes, Espelho d’Água – Uma Viagem no Rio São Francisco (2004), de Marcus Vinícius Cesar, e outros.

Fonte:  Veja.

Voltar