Homenagem do dia: Hermann Einstein

Hermann Einstein (Bad Buchau, 30 de agosto de 1847 — Milão, 10 de outubro de 1902) foi um empresário judeu alemão, o pai de Albert Einstein.
Foi filho de Abraham Einstein (1808-1868) e Helene Moos (1814-1887). Os pais casaram em abril de 1839 em Bad Buchau. Teve três irmãos: August Ignaz, Heinrich e Jakob; e duas irmãs: Jette e Friederike. Eram uma família de religião judaica.
Aos catorze anos Hermann foi estudar no liceu (Realschule) para a capital de Baden-Württemberg, Estugarda. Hermann interessou-se pela matemática. Foi bom aluno e gostaria de ter podido estudar, mas os meios financeiros da família não o permitiram. Decidiu tornar-se comerciante, tornando-se aprendiz em Estugarda.
Casou em 8 de agosto de 1876 com Pauline Koch, então com dezoito anos de idade. Casaram em Bad Cannstatt, onde viviam os pais de Pauline. Após o casamento foram viver para Ulm, onde Hermann foi co-proprietário da loja de penas para colchões dos primos Moisés e Hermann Levi. Foi em Ulm que nasceu Albert Einstein, a 14 de Março de 1879.
Por iniciativa do irmão de Hermann Jakob, a família mudou-se para Munique em 1880, onde os irmãos fundaram uma empresa eletro-técnica, Elektrotechnische Fabrik J. Einstein & Cie. Hermann era o agente comercial e Jakob o técnico da empresa. Os dois irmãos estão convencidos de que este setor em pleno crescimento oferece melhor rentabilidade do que o tradicional negócio de penas de colchão. Na década de 1880, a cidade de Munique, em processo de industrialização (relativamente tardio) desenvolveu-se muito, crescendo a população a um ritmo de 17 mil novos habitantes por ano. O material elétrico, uma tecnologia relativamente recente, tem alta conjuntura nestes anos. A empresa do pai de Einstein chegou a ter entre 150 e 200 trabalhadores nos seus melhores dias.
A 18 de Novembro de 1881 nasce a segunda criança de Hermann e Pauline, Maria, chamada Maja (1881-1951).
Entretanto, os negócios começam a correr pior do que se esperava. Há uma grande concentração da indústria do setor elétrico. Como é típico com os mercados tecnológicos, após o pe
ríodo de grandes números de empresas pequenas e inovadoras, há um ciclo de reestruturações e concentração (Economias de Escala).
Hermann Einstein vê-se obrigado a largar o controle da sua empresa de Munique. A firma é comprada em 1894 pela AEG. Poucos anos depois, em 1910, existiriam apenas duas grandes empresas no sector: Siemens & Halske e a AEG (Allgemeine Elektrizitätsgesellschaft)
Em 1894, a empresa de Munique é vendida e a família muda-se para Pavia, na Itália. Hermann, Pauline e Maja mudam-se primeiro para Milão e depois para Pavia. Albert fica em casa de parentes a fim de terminar o ano do liceu.
Em 1896, Hermann e Jakob vêem-se obrigados a declarar a falência. Apesar de ter perdido a maior parte do dinheiro, Hermann fundou uma nova empresa em Milão, sem o irmão, mas com o apoio de outros familiares. Apesar de os negócios terem corrido melhor, a preocupação financeira mantinha-se, o que terá contribuído para os seus problemas de coração.