Pular para o conteúdo
2

John Churchill, 1.° Duque de Marlborough, Príncipe de Mindelheim, Príncipe de Mellenburg KG, PC (Musbury, 26 de maio de 1650 — Windsor, 16 de junho de 1722) foi um militar e estadista inglês cuja carreira durou o reinado de cinco monarcas. Vindo de uma página humilde na corte da Casa de Stuart, ele serviu Jaime, duque de Iorque, durante os anos de 1680 e início de 1670, ganhando avanço político e militar através de sua coragem e habilidade diplomática. O papel de Churchill em derrotar a rebelião de Monmouthem 1685 ajudou a manter Jaime no trono, mas apenas três anos depois, ele abandonou o seu patrono católico para o protestante holandês Guilherme de Orange. Homenageado por seus serviços na coroação de Guilherme com o condado de Marlborough, serviu com distinção adicional nos primeiros anos da Guerra dos Nove Anos, mas as acusações persistentes de jacobitismo provocou sua queda do cargo e prisão temporária na Torre de Londres. Foi só com a adesão da rainha Ana da Grã-Bretanha em 1702 que Marlborough atingiu o auge de seus poderes e garantiu a sua fama e fortuna.

Seu casamento com o temperamental Sarah Jennings – amiga íntima de Ana – garantiu a ascensão de Marlborough, pela primeira vez como Capitão-general das forças britânicas, depois de um ducado. Tornou-se líder de facto das forças aliadas durante a Guerra da Sucessão Espanhola, suas vitórias nos campos de Blenheim (1704), Ramillies(1706), Oudenarde (1708), e Malplaquet (1709), garantiu seu lugar na história como um dos grandes generais da Europa. Mas o relacionamento de sua esposa tempestuosa com a rainha, e sua posterior demissão da corte, foi fundamental para a sua própria queda. Incorrer em desfavor de Ana, e preso entre as facções tory e whig, Marlborough, que trouxe glória e sucesso ao reinado da rainha, foi retirado do cargo e foi para o exílio auto-imposto. Ele voltou para a Inglaterra e a influenciar a Casa de Hanôver, com a adesão de Jorge I ao trono britânico em 1714.

A insaciável ambição de John Churchill fez dele o mais rico de todos os súditos de Ana. Seus laços familiares o levaram para o núcleo da política europeia (sua irmã Arabella se tornou a amante de Jaime II, e seu filho, o Duque de Berwick, emergiu como um dos maiores marechais de Luís XIV de França).

Sua liderança nos exércitos aliados consolidou a emergente Grã-Bretanha como uma das mais importantes potências. Ele defendeu com sucesso a unidade entre os aliados, demonstrando suas habilidades diplomáticas. Ao longo de dez campanhas consecutivas durante a Guerra da Sucessão Espanhola, Marlborough manteve uma coalizão discordante através de sua pura força de personalidade e levantou permanente as forças britânicas a um nível não conhecido desde a Idade Média. Embora no final ele não pudesse obrigar a rendição total dos seus inimigos, suas vitórias permitiram a sua nação se erguer a partir de uma pequena a uma grande potência, garantindo a prosperidade crescente do país ao longo do século XVIII.

Voltar