Conceito desenvolvido desde os tempos de Charles Darwin (início do século 19) e consolidado entre as décadas de 1980 e 1990, por psicólogos como Wayne Payne e John D. Mayer, a inteligência emocional é a chave para perceber e exprimir as próprias emoções, assimilando-as ao raciocínio e, a partir disso, aplicando-as no convívio em sociedade.
Embora pareça simples, nem todo mundo consegue cumprir com sucesso todas essas etapas – o que pode atrapalhar a dinâmica no ambiente de trabalho, levando até a casos de assédio moral. Trabalhar a inteligência emocional de toda a equipe, em todos os níveis hierárquicos, é importante para evitar transtornos no dia a dia da empresa.
Uma forma prática de alcançar a compreensão de todo o time é organizar uma palestra de presença obrigatória sobre inteligência emocional. O evento pode ser realizado por profissionais especializados em psicologia da própria empresa ou por um palestrante contratado. O importante é abordar os seguintes tópicos:
– O que é inteligência emocional;
– Que situações exigem inteligência emocional no dia a dia de trabalho;
– Benefícios do uso da inteligência emocional para o bom desempenho dos funcionários;
– Consequências negativas da falta de inteligência emocional entre os funcionários;
– Exemplos de situações práticas de uso – ou não – da inteligência emocional.
Recomendamos os seguintes livros para uma melhor compreensão do tema e montagem da palestra:
– Inteligência Emocional – Daniel Goleman
– Comunicação Não Violenta – Marshall Rosemberg
– Antifrágil – Nassim Nicholas
– Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar – Martin Seligman
– Felicidade Autêntica – Martin Seligman
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