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Conceito desenvolvido desde os tempos de Charles Darwin (início do século 19) e consolidado entre as décadas de 1980 e 1990, por psicólogos como Wayne Payne e John D. Mayer, a inteligência emocional é a chave para perceber e exprimir as próprias emoções, assimilando-as ao raciocínio e, a partir disso, aplicando-as no convívio em sociedade. 

Embora pareça simples, nem todo mundo consegue cumprir com sucesso todas essas etapas – o que pode atrapalhar a dinâmica no ambiente de trabalho, levando até a casos de assédio moral. Trabalhar a inteligência emocional de toda a equipe, em todos os níveis hierárquicos, é importante para evitar transtornos no dia a dia da empresa.

Uma forma prática de alcançar a compreensão de todo o time é organizar uma palestra de presença obrigatória sobre inteligência emocional. O evento pode ser realizado por profissionais especializados em psicologia da própria empresa ou por um palestrante contratado. O importante é abordar os seguintes tópicos:

– O que é inteligência emocional;

– Que situações exigem inteligência emocional no dia a dia de trabalho;

– Benefícios do uso da inteligência emocional para o bom desempenho dos funcionários;

– Consequências negativas da falta de inteligência emocional entre os funcionários;

– Exemplos de situações práticas de uso – ou não – da inteligência emocional. 

Recomendamos os seguintes livros para uma melhor compreensão do tema e montagem da palestra:

– Inteligência Emocional – Daniel Goleman

– Comunicação Não Violenta – Marshall Rosemberg

– Antifrágil – Nassim Nicholas

– Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar – Martin Seligman

– Felicidade Autêntica – Martin Seligman

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